"Design para televisão educativa: uma proposta de novo on-air para a MultiRio" é um projeto apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso na graduação de Comunicação Visual Design EBA/UFRJ, em novembro de 2020.
O trabalho teve como objetivo apresentar uma nova proposta de identidade visual para a plataforma de televisão da MultiRio, mídia que tem como propósito a transmissão de conteúdos educativos e culturais para estudantes e professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.
"Design for educational television: a proporsal of new on-air for MultiRio" is a project presented as Final Paper for undergraduate Design EBA/UFRJ course, in November 2020.
The work aims to present a new visual identity proposal for TV station of MultiRio, a broadcast company whose purpose is to broadcast educational and cultural contents to students and teachers of the Rio de Janeiro municipal school system.
The monograph in Portuguese can be accessed here.
desenvolvimento id visual
visual id development
visual id development
Por meio de uma análise do atual on-air (a identidade visual no ar, exibida na programação do canal), foi identificada a necessidade de criação de um novo sistema de identidade que representasse melhor o ambiente educativo e cultural.
Dessa forma, esse novo on-air tem como principais objetivos fazer com que o público reconheça nessa nova identidade a essência educadora, cultural e carioca da Empresa, mas ao mesmo tempo, não afugentar a audiência já conquistada, criando uma visualidade que não se distancie radicalmente da atual.
Para isso, foram adotadas estratégias visuais, como o mapa-mental e moodboard de referências que definiram os parâmetros de criação da identidade visual. Com isso, uma série de estudos foram feitos durante e após a fase de definição de estratégias visuais, testando possibilidades de marca, lettering, paleta de cores e tipografia institucional.
Through an analysis of the current on-air, the need was identified to create a new identity system that better represented the educational and cultural environment.
The main objectives of this new on-air system are to make the public recognize the educational, cultural and carioca essence of the Company in this new identity, but at the same time, not to scare away the audience that has already been won over, by creating a visuality that does not radically differ from the current one.
To get this, visual strategies were adopted, such as a mental map and moodboard of references that defined the parameters for creating the visual identity. From that, a series of studies were carried out during and after the visual strategy definition phase, testing possibilities for the logo, lettering, color palette and institutional typography.
a id visual
the visual id
the visual id
A nova marca, assim como toda a estruturação da identidade visual, se baseia no conceito do encaixe de formas como referência às brincadeiras voltadas ao público infanto-juvenil que exploram o encaixe de peças, evocando a ideia do lúdico. O sistema criado possui uma paleta de cores variada e colorida, e ainda conta com o auxílio de padronagens, que evidenciam o caráter educativo e carioca da MultiRio.
Todos os elementos visuais desse sistema de identidade visual foram pensados a fim de serem explorados da melhor maneira nas aplicações, principalmente no on-air, onde as formas e padronagens ganham movimento, dando dinamismo e reafirmando o conceito de encaixe de formas.
The new logo, as well as the entire structure of the visual identity, is based on the concept of fitting shapes as a reference to kids games that explore the fitting pieces toys together, evoking the idea of playfulness. The system created has a variated and colorful color palette, and have the help of patterns that highlight MultiRio's educational and carioca character.
All these visual elements were designed to be explored in the best way in the applications, especially in the on-air, where shapes and patterns gain motion, giving dinamism and reaffirming the concept of fitting shapes together.
aplicações off-air
off-air applications
off-air applications
o on-air
the on-air
the on-air